A revista Computer Arts Brasil publicou uma reportagem in-crí-vel estes dias falando das tendências do design de 2008. Obviamente que todo mundo, os designers entrevistados e nós, concordamos que a conclusão é que devemos sair da mesmice. Existe um certo conformismo no ar, um uso exarcebado do caótico, too much tecnologia e pouca identidade visual. Segundo o designer britânico Michael Wolf "os jobs estão ficando cada vez mais parecidos (...) e pior, nenhum mostra uma razão significativa para que alguém deseje comprar aquele produto". Teremos que concordar com ele, os comerciais andam ficando cada vez mais semelhantes, camada sobre camada de paridade e no diferencial.
" A CRIATIVIDADE É SUBSTITUIDA POR UM MUNDO INTELECTUALMENTE VAGO, EGOÍSTA E ENTEDIANTE, NO QUAL O SIMPLES PROCESSO E O DESEJO DE LUCRO SE SOBREPOEM A QUALIDADE RESULTANDO NUM MUNDO VAZIO, SEM INSPIRAÇÃO" Micheal Wolf
O que acontece é a repetição contínua de estilos saturados como, por exemplo, imagens com muitos gráficos e vetores baseados em florais com palhetas tendendo ao feminino. E nada escapa deste âmbito, são todos vítimas: webdesign, design tipográfico, design gráfico.
Ian Anderson, da Designers Republic diz "Menos coisinhas bonitinhas e fofinhas, e mais atitude inovadora. Os artistas devem pensar mais antes de fazre, e fazer bem, o que é uma má notícia para designers meia-boca". (Com certeza, não é? Os meia bocas são aqueles bobos que se auto-intitulam 'sequelados-pelo-mercado-'. Ora mais basta! Afirmam que acabam por virarem robôs porque cansaram de serem podados por clientes e afins. Por favor, não é? Eu falo isso porque já estive neste momento, mas estou curada. huhuhu).
Agora o que tocou com a poesia de quem morde um kiwi doce, foi a seguinte colocação "uma aposta unânime dos designers estrangeiros é o retorno às origens". Ah, o prazer. Os trabalhos a mãos já estão ganhando popularidade novamente, ah delícia. Isso tudo porque, meus queridos, o público não mais se impressiona com trabalhos digitais! E os designers estão apostando na substituição das formas floridas pelas geométricas e no estilo das formas orgânicas, Art Nouveau ataca novamente.(Para os que não sabem, Art Nouveau é um estilo de arquitetura, decoração, mobiliário, objetos e artes plásticas que floresceu em toda a Europa em 1890 e marcou a virada do século 19 para o século 20. É caracterizada por linhas elegantes, pela fantasia e exuberância, pelo orgânico, por estampas com colorido plano (herança japonesa), formas ornamentais e um gosto pelas formas da natureza, formas fluidas.)
Dentre as áreas promessa deste ano estão os filmes em live-action (com atores), a stop-motion (animação que utiliza modelos reais em diversos materiais), as técnicas tradicionais com destaques para as técnicas lo-fi.
Vamos sair deste Neobarroco e vamos passar para o Nouveau já! Faz favor!
domingo, 24 de fevereiro de 2008
Art Nouveau é a de tendência em 2008
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